Consorcio-Fenatran2024

Iveco apresenta primeira Daily movida a célula de combustível

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

O protótipo de 7,2 toneladas foi testado na Europa, confirmando autonomia de 350 km

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA

O Iveco Group e a Hyundai Motor Company apresentaram na IAA Transportation 2022 em Hanover, o primeiro veículo elétrico de célula de combustível Iveco eDAILY.

O protótipo do eDAILY FCEV está equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. Seis tanques oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de 12 kg de hidrogênio. Com Peso Bruto de 7,2 toneladas o veículo foi testado na Europa, confirmando autonomia de 350 km, carga útil máxima de 3 toneladas e tempo de reabastecimento em 15 minutos. Enquanto o eDAILY BEV, também lançado hoje no IAA, é mais adequado para viagens curtas, o eDAILY FCEV será uma opção ideal para entregas onde é necessário longo alcance com alta carga útil.

Uma parte integrante do eDAILY FCEV é a bateria da FPT Industrial, a marca de powertrain do Iveco Group, enquanto o sistema de célula de combustível fornecido pela Hyundai é o último passo na jornada de mobilidade de hidrogênio de mais de 20 anos da empresa. A avançada tecnologia de célula de combustível da Hyundai já está em uso em várias aplicações, especialmente no setor de veículos comerciais. O sistema registrou mais de 4,5 milhões de km na Suíça em caminhões pesados, mostrando alto desempenho e confiabilidade. O slogan   reflete essa cooperação mutuamente benéfica e também será o motor de iniciativas semelhantes no futuro.

“Após o recente anúncio de que a IVECO BUS equipará seus futuros ônibus movidos a hidrogênio com nossas células de combustível. O eDAILY movido a hidrogênio é outro exemplo concreto do que podemos realizar trabalhando juntos para acelerar a transição para a neutralidade de carbono”, comentou Martin Zeilinger, Chefe da Unidade Técnica de Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Hyundai Motor Company. “A parceria entre as duas empresas tem se mostrado muito bem sucedida e esperamos maiores resultados nos próximos anos”, completou.

A Revista Carga Pesada compõe o GRUPO CARBONO ZERO que reúne veículos de comunicação e jornalistas do setor de transportes na cobertura sustentável do Salão IAA de Hanover.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário