VWCO Agrishow

Mercado de caminhões tem leve recuperação

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Em julho, foram emplacadas 5% mais unidades que no mês anterior; no acumulado do ano, a retração é de 15%

Nelson Bortolin

O mercado de caminhões cresceu 5% em julho na comparação com o mês anterior. Mas, quando a comparação é feita com o mesmo mês de 2022, há uma queda gigante: 28,4%. No acumulado do ano, a retração é de praticamente 15%.

Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Em julho, foram emplacados 8.109 caminhões no País contra 7.722 em junho. Em julho do ano passado, haviam sido 11.325 emplacamentos.

Já, no acumulado do ano (janeiro a julho), são 58.460 caminhões emplacados contra 68.607 no mesmo período de 2022.

De acordo com a Fenabrave, o mercado de caminhões, aos poucos, começa a se adequar à introdução do Euro 6, o que explica a leve recuperação do segmento no mês de julho. “Os fabricantes e os compradores dos veículos com a nova tecnologia estão se adequando à nova realidade de valores que a tecnologia implica, mas pode-se afirmar que o Euro 6 já começa a se consolidar no País, especialmente, por conta de um cenário um pouco melhor para o crédito, no segmento”, analisa o presidente da entidade, Andreta Jr.

Ele ressalta que já é possível encontrar no mercado de caminhões financiamentos com a Taxa Fixa do BNDES (TFB), que oferece juros entre 1,18% e 1,21% ao mês.

Além disso, segundo Andreta Jr., alguns transportadores já começam a utilizar os recursos das medidas provisórias baixadas pelo governo visando a renovação de frota.

Mercado geral tem melhor mês

Os descontos patrocinados concedidos pelo governo federal por meio das medidas provisórias 1175 e 1178, para transações de veículos mais sustentáveis, deram resultado e fizeram com que julho atingisse o melhor resultado nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves em 2023.

Segundo a Fenabrave, foram emplacados 215.711 autos e leves em julho, alta superior a 20% sobre junho, aumento de 27,5% sobre julho de 2022 e de quase 13% sobre o acumulado do ano passado.

Mercado de caminhões
Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário