VWCO Meteor da Paixão

Caminhão conceito Meteor Optimus proporciona economia de 8%

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Veículo apresentado na Fenatran pela Volkswagen tem aerodinâmica inovadora

Com mais de 30 novos modelos em seu portfólio, a Volkswagen Caminhões e Ônibus surpreende mais uma vez o mercado ao apresentar um novo veículo conceito: o VW Meteor Optimus. O projeto pode proporcionar uma economia de até 8% graças a uma inovadora aerodinâmica completamente nova e às tecnologias já agregadas ao caminhão de série, o que impacta também na redução das emissões equivalentes de CO2, além de trazer ganhos em conforto, segurança e conectividade.

Esse protótipo inova na família Meteor com soluções de ponta como câmeras no lugar de retrovisores e massageador no banco do motorista. O veículo vem com um sofisticado conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e também do chassi e incorporando também uma proteção de borracha em toda a parte inferior, para assegurar a maior aerodinâmica, que se beneficia ainda de pneus especiais de baixa resistência ao rolamento.

As calotas também vêm com uma turbina acoplada para diminuir o arraste ao mesmo tempo que maximizam a refrigeração do sistema de freios. A isso, se aliam sistemas inteligentes como o predictive shifting, controle eletrônico que antecipa até 2 quilômetros de condições de rodagem para atuar de uma forma mais eficiente na troca de marchas e oferecer uma melhor performance na operação. Com isso, se atinge os patamares de eficiência que geram uma economia de até 8% no consumo de combustível.

A bordo da cabine, o motorista passa a desfrutar um maior campo de visão, com alcance de mais de dois quilômetros, proporcionado com o sistema de quatro câmeras e três monitores. Isso elimina pontos cegos e permite melhor visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos. Não é necessário qualquer ajuste durante manobras e ainda tem um maior controle dos obstáculos no movimento de ré. Tudo isso, enquanto pode receber uma massagem, que tem duas opções de intensidade e posição.

O caminhão conceito mantém o mesmo acabamento dos bancos (que agregam diversas opções de ajustes, mas numa cor exclusiva), cama e itens de comodidade, como a geladeira e o climatizador.
No Optimus, o revestimento interno é mais ecológico, feito com grafeno, para diminuir a pegada de carbono do modelo e tem tratamento antiviral e bactericida.

O caminhão também já vem com a solução mais avançada da VWCO em seu painel 100% digital e suas inúmeras funções, além da central mul

timídia de 10 polegadas, que facilita a operação com visual ainda mais intuitivo e sensível ao toque.

Pesquisas avançam

Assim como todos os veículos da marca, o VW Meteor Optimus já está pronto para rodar com o diesel verde (óleo vegetal hidrotratado ou HVO da sigla em inglês), combustível alternativo e renovável que tem sido apontado como bastante promissor para a matriz energética nacional, embora ainda não comercializado em larga escala no país.

Abastecido com HVO, esse modelo pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões de CO2, quando comparado ao diesel tradicional do mercado.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário