Scania500K

Dicas da Goodyear ajudam a cuidar bem do caminhão

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Com feriados chegando, a fabricante faz recomendações sobre cuidados com os pneus para quem está nas estradas

A Goodyear, atuando no Brasil na produção de pneus em sua planta de Americana, em São Paulo, e com uma planta destinada à recapagem para veículos pesados, também no interior paulista, destaca algumas dicas para elevar a durabilidade dos pneus e contribuir para a segurança de caminhoneiros e frotistas nas estradas, principalmente em períodos de feriados prolongados que costumam ter um aumento no movimento de veículos nas vias.

Veja as recomendações Goodyear:

MONTAGEM E DESMONTAGEM

Utilize lubrificante e ferramentas adequadas para a montagem e desmontagem dos pneus.
A utilização de derivados de petróleo não é recomendada e danifica a borracha.
Sempre verificar o interior do pneu para certificar-se que pequenos objetos e resíduos não fiquem alojados dentro do pneu na montagem, evitando danos ao pneu e à câmara de ar.

CAMERAS DE AR E PROTETORES

Utilize a câmara de ar da medida correspondente para cada tamanho de pneu.
Não reutilizar câmaras e protetores, substituindo-os a cada vida do pneu, evitando o uso de câmaras dilatadas ou com excesso de consertos.

PESAGEM

A pressão correta com que os pneus devem ser calibrados é determinada pela carga incidente nos mesmos. A pesagem é prática importante para verificação da carga total a qual os pneus estão submetidos em cada posição. Consulte a tabela de pressão para determinar a calibragem ideal dos pneus.

VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS

A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. Deve ser feita com calibradores aferidos e sempre com os pneus frios.

AROS E RODAS

Utilize sempre as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu. As rodas, aros e anéis devem ser periodicamente inspecionadas (amassamentos, trincas, empenamentos, etc) e limpos para maior segurança, evitando danos aos pneus.

No caso dos pneus recapados, o correto é sempre utilizá-los nos eixos de tração e eixos livre, pois a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões. A recapagem dos pneus ajuda a diminuir os custos operacionais dos caminhoneiros. A dica é procurar um reformador certificado pelo INMETRO e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação.

A Goodyear possui uma rede credenciada de Recapadores Autorizados com todo o respaldo técnico para oferecer o melhor em qualidade e no processo de recapagem dos pneus.

 

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário