Scania500K

Entenda o que é o Projeto Roda Bem Caminhoneiro

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Iniciativa do governo federal colaborou para a implantação da Alia Cooperativa Logística

O tanque de combustível e o contêiner-escritório, da Alia Cooperativa Logística, com sede em Contenda (PR), foram viabilizados através do Projeto Roda Bem Caminhoneiro, do governo federal.
Como ele funciona?

Primeiro, precisamos entender o conceito de cooperativa de segundo grau. Ana Salazar explica: “ela articula o mínimo de três cooperativas singulares, como a nossa. Seu objetivo é transformar a concorrência em cooperação, ampliando o poder de negociação das associadas”.

A Alia, neste caso, é filiada à C2G Log. Este movimento acontece para facilitar o diálogo das cooperativas com o poder Executivo. Sob o guarda-chuva das filiadas à C2G Log, o processo de repasse dos recursos transmitidos via programa Roda Bem Caminhoneiro, se torna mais fácil. A Alia, nesse sentido, se encaixa no conceito de cooperativa de primeiro grau. Ela viabiliza as relações entre clientes e cooperados, assim como as relações entre si e a C2G Log.

O projeto, desenvolvido em todo o território nacional, tem o repasse, pelo Ministério da Cidadania, de R$ 17.950.100,00. Busca fortalecer o sistema cooperativo nacional tendo em vista os motoristas autônomos, e traz “qualificação técnica, assessoramento, softwares e infraestrutura para acelerar o crescimento das cooperativas novas e existentes no país”, segundo dados do governo federal.

Quais os requisitos para se associar à Alia?

Existem sete princípios básicos, respeitados e cultivados pela Alia. Portanto, o primeiro deles diz respeito à adesão voluntária e livre, “sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas ou de gênero”, de acordo com a Ocepar. O segundo princípio é a “gestão democrática e livre”. Aí cabem também a transparência e a participação de todos e todas.

Depois destes dois princípios basais, temos outros cinco, sendo eles: a) Participação econômica dos cooperados; b) Autonomia e independência; c) Educação formação e informação; d) Intercooperação e e) Interesse pela comunidade.

Para se aprofundar mais a respeito de cada um deles, clique aqui. Seguidos estes princípios, tanto da parte da cooperativa quanto dos cooperados, basta entrar em contato e demonstrar interesse e, neste caso, o veículo próprio também.

Alia Cooperativa: Compromissos sociais e ambientais

“Amor e família”: nova cooperativa logística paranaense inaugura sede em Contenda

 

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário