Scania500K

FENATRAN 2022: Energia solar reduz consumo de diesel em carreta

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Sistema desenvolvido pela Randon gera de 5 a 15 kilowatts por hora e pode economizar 1,8 mil litros de combustível por ano

O estande da Randon também chamou muita atenção na feira devido ao sistema de placas fotovoltaicas instaladas no teto e nas laterais de um implemento frigorífico. A tecnologia capta energia solar que pode ser utilizada de diferentes formas.

Se implantando no semirreboque com tração auxiliar elétrica e-Sys, recentemente lançado pela empresa, a energia extra pode gerar uma economia estimada em 1.800 litros de diesel por ano no conjunto.

Sandro Trentin, diretor superintendente da Divisão Montadora do grupo, diz que a Randon Implementos está empenhada cada vez mais em desenvolver soluções inovadoras na área de implementos. “Nosso primeiro passo foi criar o eixo elétrico, ou eixo regenerativo, que faz com que a carreta deixe de ir a reboque do caminhão e contribua para o movimento. Esse sistema gera energia nas descidas e, depois, transforma essa energia cinética em energia dinâmica”, conta.

Sozinho, o eixo elétrico é capaz de gerar economia de até 25% de diesel. “A partir desse sistema, com o semirreboque passando a ter uma bateria, nós fomos atrás de outras formas de geração de energia”, afirma o diretor.

Leia mais

Veja edição digital clicando aqui.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário