Scania500K

FPT Industrial destaca ciclo completo do biometano

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Solução apresentada em Ribeirão Preto (SP), por meio de tour virtual, reúne menores custos operacionais, o mesmo desempenho do diesel e redução nas emissões de CO2

Protagonista de um futuro sustentável, a FPT Industrial, marca do Iveco Group, aposta nos motores a gás natural e biometano como solução para o Brasil e América Latina, se beneficiando da ampla disponibilidade do combustível na região, com menores custos operacionais, o mesmo desempenho do diesel e redução de emissões.

Na Agrishow 2023, umas das maiores feiras agrícolas do mundo, a marca apresenta ao público uma experiencia virtual do ecossistema do biometano, que promove a independência energética no campo. De 1° a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), no estande da FPT Industrial será possível conhecer as vantagens do motor NEF 6 Natural Gas para aplicação em geração de energia, o alto desempenho e confiabilidade do motor Cursor 11 para máquinas agrícolas, a unidade de potência (IPU), solução compacta e pré-montada que integra principais componentes do motor, e a sustentabilidade e economia do Original Reman FPT.

Durante a feira, o amplo portfólio de produtos FPT Industrial será exibido pelos parceiros Case IH, com o motor S8000, Horsch, com o N67, IVECO, com o Cursor 13 Euro VI, New Holland Agriculture, com o N67 Natural Gas, e Marcher, com o N45 na configuração injeção mecânica.

A tecnologia a gás natural da FPT Industrial torna autossuficientes a produção e o uso do combustível em fazendas e indústrias rurais sustentáveis, permitindo ao cliente utilizar o biometano produzido a partir de resíduos ou biomassa. Desta forma é possível abastecer máquinas como o trator New Holland T6 Methane Power, e equipamentos, como motobombas, unidades de potência e geradores de energia.

Como parte do ciclo completo, dejetos de animais, por exemplo, são valiosas fontes de combustível, podendo ser transformados em biogás gerado dentro da propriedade. A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao utilizar o biometano, produtores rurais também podem começar a reduzir sua pegada de CO2 imediatamente, se valendo da pronta disponibilidade do combustível.

Com um portfólio composto do maior range de potência do mercado, de 75 hp a 460 hp, até 30% de economia de custos de combustível, intervalos de serviço compatíveis com as versões diesel, além de um motor menos ruidoso em comparação com o diesel, os motores da FPT Industrial são compatíveis com GNL, GNV e biometano.

Para cada família de motor diesel produzida, a FPT Industrial é a única marca que oferece uma versão a gás equivalente, com mais de 80.000 unidades já vendidas em todo o mundo.

“Consciente do nosso protagonismo para um futuro sustentável, apresentamos o ciclo completo do biometano em um tour virtual na Agrishow 2023, como solução completa, junto a nossos parceiros. A energia gerada a partir do biometano é uma opção extremamente vantajosa, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de operação, com a melhor entrega de TCO”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

À frente em bioenergia e biocombustíveis, o Brasil tem grandes oportunidades na aplicação do gás natural e biometano, combustíveis que também integram o programa Brasil Natural Power da IVECO.

SÉRIE NEF TEM GRANDE PERSONALIZAÇÃO, TAMBÉM A GÁS

Com o melhor desempenho de potência e torque, eficiência de combustível e confiabilidade da categoria, os motores da Série NEF proporcionam uma grande variedade de personalização, em configurações de quatro cilindros (N45) e seis cilindros (N67).

A versão a gás para geração de energia é um NEF 6, complementando o ciclo de operação com sustentabilidade. Com performance e desempenho equivalente de um diesel, também em durabilidade e manutenção, entrega até 150 kW de potência.

“Os motores FPT a gás natural oferecem todas as vantagens dos motores térmicos tradicionais, inclusive a confiabilidade comprovada, tem custo total de propriedade competitivo com o diesel e o biometano é gerado como um combustível renovável, reduzindo as emissões de CO2”, ressalta Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

SÉRIE CURSOR: PARA AS NECESSIDADES MAIS EXIGENTES

A Série Cursor é o “coração” de máquinas agrícolas de médio e grande porte, com um projeto robusto para tarefas extremamente intensas em uma grande variedade de aplicações em agricultura. O motor Cursor 11, com potência de até 320 kW, se caracteriza pelo alto desempenho em uma construção compacta, resposta transiente superior e baixo consumo de combustível, robustez e confiabilidade em todas as condições de trabalho.

Lançada pela primeira vez em 1998, a Série Cursor passou por várias melhorias contínuas em desempenho e eficiência, oferecendo sempre inovações tecnológicas como turbocompressores de geometria variável, injeção Common Rail de alta pressão, novos materiais e tecnologias revolucionárias de pós-tratamento.

“Cada vez mais preciso e competitivo, o agronegócio brasileiro exige powertrain de última geração. Com os atributos dos motores Cursor, o cliente caminha lado a lado com eficiência e alta produtividade. Nossa visão é única: entregar soluções voltadas à máxima experiência em todas as fases da produção, do plantio à colheita”, afirma Almeida.

Motor Cursor 11

UNIDADE DE POTÊNCIA (IPU): O PODER DA INOVAÇÃO

Como parte do pacote de soluções para o campo, a FPT Industrial apresenta na Agrishow 2023 sua unidade de potência (IPU – MAR-I) na configuração de 100 hp de potência, com uma série de inovações que se adaptam a uma ampla gama de aplicações. A solução compacta e pré-montada integra os principais periféricos do motor, sistemas de arrefecimento e filtro de ar, para diversos tipos de missão.

Sua instalação é fácil e um conjunto de opções fornecem mais flexibilidade para o cliente, tornando-a ideal para máquinas e equipamentos, estacionários ou móveis, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, máquinas de construção civil, guindastes, perfuratrizes e britadores, dentre outras aplicações.

“O resultado é uma solução totalmente inteligente e compacta, com elevada disponibilidade de potência e resposta de torque garantidas nas mais severas condições de operação”, explica Almeida.

ORIGINAL REMAN FPT: ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO

A marca também promove a economia circular no campo com a linha de motores remanufaturados Original Reman FPT, conjunção perfeita entre sustentabilidade e desempenho. O processo certificado de fábrica, com garantia de um ano, realiza a atualização de componentes, entregando desempenho e consumo similares a um motor novo. O produtor rural tem à disposição redução do TCO, com menor custo de operação, sem tempo de inatividade para o equipamento agrícola.

Quem visitar o estande da FPT Industrial na Agrishow poderá conhecer o Cursor 9 Reman, motor de alta produtividade e confiabilidade no campo. O Original Reman FPT tem a opção de remanufatura de motor Funcional ou Long Block, o que representa uma economia significativa comparada à troca por um motor completamente novo. A remanufatura atende a todas as especificações técnicas e de homologação dos motores novos. Além do menor tempo de troca, permite um orçamento imediato no momento da avaliação do motor usado.

“O Original Reman faz todo o sentido para os negócios e ajuda a reduzir os impactos sobre as mudanças climáticas e o meio ambiente. Além disso reduz os custos de operação e possibilita a economia circular, com uma série de benefícios ao produtor”, afirma Almeida.

A linha Original Reman FPT abrange mais de 70 modelos de motores Funcionais e Long Blocks, das Séries S8000, NEF (N45 e N67) e Cursor (Cursor 9 e Cursor 13).

Cursor 9 Reman

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário