VWCO Agrishow

FPT Industrial mostra motor conceito Cursor 13 Etanol

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Solução 100% desenvolvida no Brasil alia fonte de energia renovável e competitiva com infraestrutura já existente e alto desempenho

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Na vaguarda do desenvolvimento de combustíveis alternativos, rumo a um futuro sustentável, a FPT Industrial, marca do Iveco Group, revela na Agrishow 2024 o motor conceito Cursor 13 Etanol. A solução 100% desenvolvida no Brasil, com foco nas características da operação local, reúne as vantagens de uma fonte de energia renovável, de baixo custo operacional, considerável redução de emissões e compatível à infraestrutura já existente, com o alto desempenho da Família Cursor, cuja robustez e confiabilidade já são comprovadas pelo mercado.

Líder em powertrain, a FPT Industrial compartilha de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), uma visão completa que engloba o seu portfólio de inovações em propulsão alternativa.

Depois de apresentar em 2023 o ciclo completo do biometano, promovendo a independência energética no campo, neste ano a FPT Industrial exibirá em seu estande a plataforma multicombustível do Cursor 13, permitindo ao cliente selecionar a melhor solução para seu negócio, seja pelo uso do etanol, como também pelo diesel e o gás natural, conforme a sua operação necessite. Apresentado pela primeira vez na Agrishow 2024, o conceito Cursor 13 Etanol permitirá à marca atestar o potencial de aplicação, na agricultura, do combustível oriundo de diferentes biomassas da diversidade energética brasileira. Entre elas, cana-de-açúcar, beterraba sacarina, milho, cevada, trigo e biomassa lenhosa.

Com 12,9 litros e seis cilindros, o conceito Cursor 13 Etanol da FPT Industrial representa uma grande alternativa de baixo impacto ambiental para operações mecanizadas no campo. Comparado ao diesel, uma das suas principais vantagens é o baixo custo de produção. O etanol é derivado de itens naturais, de fácil cultivo e manuseio. Além disso, possibilita redução das emissões de CO2, com menor ruído de funcionamento do motor. 

“O motor a etanol polui menos e apresenta desempenho alinhado às missões dos produtores no campo. Graças à plataforma multicombustível modularizada, conseguimos facilmente produzir um motor de ciclo Diesel ou outro motor de ciclo Otto (gás natural/biometano/etanol) por meio da substituição dos cabeçotes intercambiáveis. Além disso, as operações em ciclo Otto também possibilitam redução de emissões e menor ruído durante o funcionamento do motor”, explica João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial. “Trabalhando em ciclo Otto, o armazenamento do combustível é semelhante ao Diesel. E o etanol apresenta ainda a mesma vantagem de estoque para operação em máquinas agrícolas”.

Desenvolvido para atender os requisitos de alto desempenho e baixos custos operacionais, sem comprometer a sua resistência durante a vida útil, o Cursor 13 Etanol é integrante da consagrada Família Cursor. Voltada às mais exigentes necessidades de serviços pesados, esta linha de motores pesados da FPT Industrial conta com um projeto robusto para tarefas intensas, em uma grande variedade de aplicações, de 210 kW a 570 kW de potência.

 “Lançada pela primeira vez em 1998, a Série Cursor está em constante evolução, oferecendo sempre inovações tecnológicas, como o conceito do motor a etanol”, acrescenta Abreu.

 Especificações técnicas do motor conceito Cursor 13 Etanol

 Cilindrada do motor: 12.9l

Número de Cilindros: 6 em linha

 Número de Válvulas: 24

Combustível: (E100) Etanol

 Diâmetro x Curso: 135mm x 150mm

Tipo de Aspiração: Turbocompressor com Intercooler

 Tipo de Turbo: WG Wastegate  Sistema de Injeção: MPI Multi Point Injection  Emissão: MAR-I/Tier 3

Controle de Emissões: Catalisador 3 Vias

 

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário