Scania Combustível

Mercedes-Benz anuncia construção de campo de provas

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

Dilene Antonucci

Editora da Carga Pesada

De Hannover

revista-carga-pesada-campo-de-provas-mercedes-benzA Mercedes-Benz anunciou nesta terça-feira o início das obras de um campo de provas no Brasil totalmente dedicado a caminhões e ônibus. Com investimento inicial de R$ 70 milhões, num terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, serão construídas 18 pistas de asfalto, concreto e terra, numa extensão total de 25 km para os mais variados tipos de testes.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) em Hannover, na Alemanha – durante o 66º Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016 que abre ao público nesta quarta-feira, 22. “Escolhemos o maior evento de veículos comerciais do mundo, o IAA, para anunciar este novo marco de inovação que coincide com os 60 anos da nossa Empresa, completados na próxima semana, 28 de setembro”, afirmou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

O campo de provas está sendo construído ao lado da fábrica de automóveis da marca recentemente inaugurada na cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo. “Será uma importante ferramenta para desenvolver e testar novos produtos. Com isso, estamos reafirmando nossa confiança no Brasil apesar das turbulências que o País tem enfrentado”.

Baseado em um dos mais modernos do mundo, o campo de provas da Mercedes-Benz do Brasil será similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da Companhia e também do setor em todo o mundo. Com isso, poderão ser realizados, aqui no Brasil, testes e ensaios com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico seguidos por outras plantas do Grupo.

Com obras de terraplanagem já em execução, o início de operação do campo de provas está programado para o segundo semestre de 2017. Este será o maior e mais completo do Hemisfério Sul para desenvolvimento e homologação de caminhões e ônibus, bem como o maior da Daimler fora da Alemanha.

A concepção da pista de testes brasileira contou também com a consultoria da empresa alemã Tilke, parceira da Daimler no campo de provas de Wörth e em outras obras, e que também elabora projetos de pistas da Fórmula 1.

CONSÓRCIO – Outra novidade anunciada em Hannover foi o Consórcio Mercedes-Benz com plano específico para ônibus. Antes mesmo do lançamento, 80 cotas já foram comercializadas para empresas de ônibus urbanos de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, negócio realizado em parceria com o concessionário Mecasul.

“Além da compra do chassi, o crédito poderá ser estendido também para o encarroçamento”, explicou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. A expectativa é que, com a tradicional liderança da marca no segmento de ônibus, o consórcio possa ser mais uma opção de aquisição, sobretudo para clientes com dificuldades de crédito.

De janeiro a agosto deste ano a Mercedes-Benz vendeu 8.000 ônibus no mercado brasileiro contra 11.600 no mesmo período do ano passado. Apesar da queda, a marca aumentou em cinco pontos sua participação de mercado no período: de 54,3% para 59,4%. O Brasil é, tradicionalmente, o maior mercado de ônibus da Mercedes-Benz no mundo.

Ainda no segmento de ônibus, a montadora anunciou o lançamento da versão do chassi O 500 MDA para ônibus superarticulados com maior capacidade, para mais de 220 passageiros.

“Este novo superarticulado já opera, em fase de testes, no maior BRT do Brasil, do Rio de Janeiro, que foi utilizado por 11,7 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos, entre 5 e 21 de agosto, e que é o principal legado de mobilidade urbana para a população da cidade e para o grande número de turistas que a visitam anualmente”, explicou Leoncini.

revista-carga-pesada-onibus-articulado-mercedes-benz

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário