VWCO Agrishow

Mercedes-Benz e SAS Brasil levam Unidades Móveis de Saúde ao Rally dos Sertões

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Parceria é fruto do projeto #UnindoForças, que marca presença este ano em cinco cidades por onde passarão os competidores

As Unidades Móveis de Saúde do projeto #UnindoForças, transportadas por caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, como o Actros, seguem em sua missão de dar acesso à saúde de qualidade para a população brasileira, oferecendo serviços médicos a pessoas em vulnerabilidade social de várias regiões. Entre os dias 26 de agosto e 10 de setembro, duas carretas da saúde, operadas em parceria pela startup social SAS Brasil, acompanharão o percurso do Rally dos Sertões.

Maior rally das Américas, o Sertões chega aos 30 anos, tornando-se o maior do mundo. A partir de Foz do Iguaçu (PR), até Salinópolis (PA), são 7.216 quilômetros, o roteiro mais longo da história, passando por oito estados das cinco regiões do País: Paraná (Sul), São Paulo (Sudeste), Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (Centro-Oeste), Maranhão e Piauí (Nordeste), Tocantins e Pará (Norte). Serão 15 dias e 14 cidades.

Uma caravana com mais de 200 voluntários da SAS Brasil, entre estudantes e profissionais da saúde, percorrerá cinco cidades que estão na rota do Sertões: Foz do Iguaçu (PR), nos dias 24 e 25 de agosto, antes da largada do rally; Presidente Prudente (SP), 27 e 28 de agosto; Campo Grande (MS), 30 de agosto; Barra do Garças (MT), 2 e 3 de setembro; e Salinópolis (PA), 8 e 9 de setembro.

A SAS Brasil, que desde 2013 leva atendimento médico gratuito para regiões carentes de saúde especializada no País, é também a dimensão social do Rally dos Sertões. Ela atravessará o Brasil de Sul ao Norte oferecendo consultas, exames e procedimentos especializados para crianças e adultos. Em algumas cidades, haverá ainda capacitação para profissionais de saúde locais. Com a ação, a expectativa é beneficiar mais de 16 mil pessoas e zerar as filas de espera do SUS para as especialidades médicas oferecidas.

Iniciativa reafirma compromisso da Mercedes-Benz do Brasil com princípios ESG

Capitaneado pela Mercedes-Benz do Brasil, o projeto #UnindoForças, criado em março de 2021, vem buscando o engajamento de várias organizações e empresas num amplo compromisso para levar consultas médicas, assistência social e vacinas a populações carentes de localidades distantes de várias regiões.

“Com grande satisfação e alegria, voltamos ao Rally dos Sertões com a SAS Brasil. Levar atendimento médico, saúde, qualidade de vida e atenção para pessoas desassistidas nos traz orgulho e emoção. Isso reafirma o nosso compromisso com a Responsabilidade Social, seguindo os princípios ESG da nossa Empresa”, destaca Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas do projeto #UnindoForças.

Kathrin Pfeffer
CFO da Mercedes-Benz América Latina

“O avanço desse projeto mostra, cada vez mais, sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em várias localidades do território brasileiro, quanto no fortalecimento de parcerias que propõem a transformação da sociedade”, prossegue Kathrin Pfeffer. “A Mercedes-Benz do Brasil acredita que unir forças é o caminho mais eficiente para promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio de ações como essa que temos com a SAS Brasil”.

10ª expedição de saúde da SAS Brasil com o Rally dos Sertões

A edição do Sertões 2022 será histórica. O ano em que o rally comemora 30 anos marca também a 10ª expedição de saúde da SAS Brasil durante a prova e abre o início do calendário de ações do décimo ano da startup social.

Nesta edição, o foco da atuação presencial da organização será na saúde infantil, saúde da mulher e educação em saúde. Para crianças, as ações serão focadas nos projetos Ver Magia, que promove atendimento oftalmológico e doação de óculos; no Sorrisaria, que oferece atendimento odontológico e educação em saúde bucal; e em ações focadas na saúde mental e nutrição.

“Queremos promover um atendimento integrado e humanizado às crianças, por isso construímos uma força tarefa com voluntários de diferentes especialidades médicas para solucionar as demandas de saúde das cidades assistidas pela SAS Brasil”, diz a médica Adriana Mallet, uma das co-fundadoras e CEO da instituição. Ela ressalta a importância da promoção de ações de saúde para que as crianças possam ter um bom desenvolvimento físico e mental.

Para os adultos, haverá atendimento nas áreas de ginecologia, com foco na prevenção do câncer de colo do útero, inserção de DIU e também a realização de exames preventivos e ultrassonografias nas mulheres atendidas. Com uma equipe focada no rastreio e na prevenção do câncer de pele, o projeto de dermatologia realiza procedimentos e pequenas cirurgias de pacientes que aguardam na fila do SUS. Em algumas cidades, haverá capacitação de profissionais de saúde.

Aporte de 4,5 milhões de euros do governo alemão via DEG

O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação é viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.

O investimento foi realizado pela DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre diversas ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Essa tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de euros em horas de trabalho para a Companhia.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário