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NTC recomenda reajuste de 38,8% no frete lotação

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Recall-MB

Na carga fracionada o reajuste recomendado é de 28,96%

Post de um caminhoneiro no Instagram

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística – divulgou nota emergencial ontem (10/03) na qual recomenda às suas empresas associadas reajustes nos valores dos fretes, que já vinham sendo negociados, tendo em vista a alta nos preços do óleo diesel que até fevereiro já acumulava 49,6%.

Na nota, a NTC destacou que o último aumento do preço do diesel, da ordem de 24,9% “acarreta a necessidade de reajuste adicional no frete de, no mínimo, 8,75%, fator este que deve ser aplicado emergencialmente nos fretes, acumulando um reajuste  total de 28,96% na carga fracionada e 38,82% na carga lotação”, considerando o que já vinha sendo negociado.

Veja a íntegra da nota:

A Petrobras anunciou hoje (10) um reajuste de 24,9% no diesel. Mais uma mudança para uma situação crítica para o transportador, que ainda está negociando com os seus clientes o repasse dos quase 50% de aumento que aconteceram em 2021. Acreditava-se que, com a previsão de término da pandemia, os preços voltassem a ficar mais estáveis, porém a guerra entre Rússia e Ucrânia vem acarretando elevação do preço do barril de petróleo nunca vista, com graves reflexos no diesel.

O Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado da NTC&Logística (CONET), em sua última reunião de fevereiro deste ano, constatou a necessidade da recomposição do preço do frete em razão dos aumentos dos insumos do transporte. Na ocasião, foram apurados os índices a serem aplicados no serviço de cargas fracionadas (18,58%) e, na carga lotação (27,65%). O aumento de hoje do preço do diesel, da ordem de 24,9%, acarreta a necessidade de reajuste adicional no frete de, no mínimo, 8,75%, fator este que deve ser aplicado emergencialmente nos fretes, acumulando um reajuste  total de 28,96% na carga fracionada e 38,82% na carga lotação. A NTC&Logística reitera a importância do transportador negociar a inclusão nos contratos antigos e colocar nos novos contratos um gatilho para os aumentos do diesel.

Esta é a única solução para o problema trazido pelos constantes aumentos no preço do diesel e para os altos índices de reajuste que vem ocorrendo. Destacamos que o diesel é um dos maiores custos nos insumos da atividade de transporte, chegando a média de 35% para uma transportadora e podendo chegar a 50%.

Truckscontrol
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