VWCO Agrishow

O que esperar para o transporte de cargas em 2024

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

Trucks Control aplica sua tecnologia para ajudar clientes a enfrentarem seus desafios

Fonte: Assessoria de Imprensa

O setor de transporte rodoviário de cargas é extremamente influenciado pelo ambiente externo e está suscetível a constantes evoluções. Por essa razão, a cada ano espera-se por alguma tendência que impacte as atividades para o setor como um todo e para todos os seus envolvidos.

Considerando esta forte tendência à influência externa, e que o setor de transporte rodoviário é responsável por mais de 65% do transporte de mercadorias no país, é crucial se atentar às novas legislações vigentes e às que foram atualizadas para 2024. No total, foram revisados 11 pontos da legislação, incluindo reestruturações na jornada de trabalho, intervalos para descanso e repouso semanal.

As novas diretrizes exigem uma parada obrigatória na condução do veículo, conforme estabelecido pelo CTB na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Essas normas requerem que oito das dezesseis horas subsequentes ao término do período devem ser trabalhadas e o restante, descansadas de forma consecutiva. O repouso semanal de 35 horas deve ser realizado após seis dias seguidos de trabalho e não pode ser acumulado para ser usufruído no final de uma viagem. Outra modificação refere-se ao tempo de espera para carga e descarga do veículo, que agora é considerado hora de trabalho normal, equiparado ao tempo de direção. Durante esse período, não pode ser considerado tempo de descanso, como era permitido em algumas operações.

Outros fatores importantes para se considerar são diretamente relacionados à tecnologia das operações logísticas, que envolve a inteligência artificial e suas ramificações. Esta já vem sendo presente nos últimos anos e deve permanecer sendo peça chave para a análise de informações e dados, além de explorar a otimização de trajetos de entrega, previsão mais apurada de demanda e uma gestão mais aprimorada de estoque, visando a redução de acidentes e melhoria na experiência do cliente.

Apostas em automações, IA, tecnologias de rastreamento, melhoria na cooperação no compartilhamento de cargas e em maior compromisso com a sustentabilidade são elementos norteadores para este e os anos subsequentes no setor, a fim de conquistar um transporte mais eficiente e devidamente alinhado com os valores e expectativas do negócio, combatendo burocracias e demais desafios.

Por essa razão, a Trucks Control investe e aplica sua tecnologia de ponta para permitir que os clientes tenham e façam uso do controle necessário para controle e segurança de suas operações, se adaptando e se integrando às necessidades logísticas do dia a dia da transportadora e de seus colaboradores, trazendo a confiança e estratégia fundamentais para o sucesso de cada processo.

Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário