Scania500K

Prêmio Sustentabilidade do Setcesp bate recorde de projetos inscritos

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Consorcio-Fenatran2024

O objetivo da ação é reconhecer e destacar as empresas de transporte que reduzem os impactos ambientais de suas atividades

Prêmio Sustentabilidade – A cada ano que se passa, muitas empresas, inclusive as que estão ligadas ao setor de transporte de cargas, buscam cada vez mais ser menos poluentes e estão olhando para a agenda ESG (sigla para questões ambientais, sociais e de governança), com mais atenção e preocupação.

Para fomentar ainda mais essas práticas e fazer com que essas empresas busquem estar em concordância com ESG, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) criou em 2014 o “Prêmio de Sustentabilidade”.

O objetivo é reconhecer e destacar as empresas de transporte associadas à entidade que reduzem os impactos ambientais decorrentes de suas atividades, que geram desenvolvimento social para as comunidades no entorno, que colaboram para o desenvolvimento econômico e que prezam pela segurança viária e do trabalho de seus colaboradores.

Este ano o projeto está em sua 9ª edição e bateu recorde de inscrições, o que mostra o quanto as empresas estão preocupadas com o meio ambiente, com todas as vertentes ligadas à sustentabilidade, e o quanto o reconhecimento é importante. Ao todo, foram 69 projetos e 38 empresas participantes, e de acordo com informações da organização do prêmio essas instituições representam 34.872 veículos na frota e 68.740 colaboradores.

Para Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração da entidade, as transportadoras hoje entendem que ganhar um prêmio de sustentabilidade como este significa que elas estão no caminho certo para construir um mundo melhor e mais justo, igualitário e colaborativo: “A sociedade e o mercado estão de olho nas organizações comprometidas com uma agenda de soluções para o meio ambiente e a sociedade. Essa premiação é capaz de demonstrar o quanto as empresas associadas ao SETCESP estão cheias de iniciativas que colaboram para o bem comum”.

Segundo Fernanda Veneziani, coordenadora da comissão de sustentabilidade do SETCESP, a expectativa para essa edição é grande e todos os envolvidos estão extremamente felizes em ver o crescimento do número de inscrições e projetos apresentados: “Isso demonstra o quanto o setor tem evoluído nas práticas de ESG, tema crucial na atualidade. Além de tudo, a troca das experiências e das boas práticas em sustentabilidade das empresas ligadas ao transporte rodoviário de cargas é o grande ganho do evento”.

A coordenadora ressalta ainda que, quanto mais empresas e ações o setor tiver, mais todos colaboram no cumprimento da Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030 no Brasil.

Para os jurados que compuseram a banca de análise dos projetos apresentados, ficou claro que as empresas estão engajadas com o movimento de sustentabilidade pensando na sua governança e entendendo a importância da sociedade nesse processo. Elas estão investindo em práticas sustentáveis que vão além, criando soluções que realmente fazem diferença para um transporte de cargas melhor.

Os vencedores do prêmio serão anunciados em um evento que acontecerá no próximo dia 26 de outubro.

Prêmio sustentabilidade
Truckscontrol
Compartilhar

Deixe um comentário