Cavalo mecânico 30 G 4×2 tem autonomia de 200 km e é indicado para distribuição e hub to hub
Um dos pontos altos das Scania na 24ª Fenatran foi a venda do primeiro caminhão elétrico cavalo mecânico 30 G 4×2 para a empresa Reiter Log. O modelo é indicado para curtas distâncias de até 200 Km em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional. No total, a Scania vendeu mais de 2 mil caminhões na feira.
“O ano de 2024 vem sendo muito especial com recordes de vendas de caminhões. O elétrico chegou para oferecermos o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel”, afirmou Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.
Vanessa Pilz, diretora da Reiter Log, afirma que a compra do elétrico da Scania é mais um passo dado pela empresa em sua jornada de ESG – conjunto práticas para avaliar o desempenho de uma organização em termos ambientais, sociais e de governança. “Iniciamos a descarbonização da nossa frota em 2014, estamos investindo mais fortemente desde 2021 e, hoje, somos a maior frota sustentável do Brasil. Mas não acreditamos numa única solução. Além dos caminhões 100% a gás, que buscamos abastecer com biometano, estamos atentos às novidades do mercado para oferecer o melhor arranjo para os clientes que têm o mesmo objetivo na sua operação. Por isso estamos investindo, e apostando, junto com a Scania, como grandes parceiros, nesse novo modelo”, avalia.
Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania, diz que a Reiter Log é a cliente da marca que tem mais produtos sustentáveis com uma frota a gás que supera as 200 unidades. “E agora entra para a nossa história comprando nosso primeiro elétrico cavalo mecânico. Momento de celebrar um feito muito importante para a Reiter Log e seus clientes”, afirma.
De acordo com ele, a transportadora adquiriu no total 100 caminhões na Fenatran, sendo 40 do modelo G 460 a gás e outros 60 entre Super e Plus.
Todos os modelos
Além do elétrico, todos os outros caminhões expostos foram comercializados ao longo dos cinco dias de evento. O novo P 280 6×4 XT (7 litros) – ‘Light Construction’ – para a construção civil, foi vendido para a MS Terraplenagem; a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, foi adquirida pela Araki Transportes. Já o modelo RH 540 6X4 Plus foi vendido para a Transportes Borges; RH 450 6×2 Plus foi adquirido pela BSA Log Transportes; o GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de 650km de autonomia, foi negociado para a Bravo Serviços Logísticos; o 500 RH 6X4 Super B100 (100% biodiesel) foi negociado para a Sekalog; o 460 RH 6X2 Super foi vendido para a Jomed Transportes; 560 RH 6X4 Super foi adquirido pela JN Transportes; P 320 8X2 foi vendido para a Casa do Adubo; o semipesado de 7 litros e 280cv foi comercializado para a Elite Garcense Transportes e o 770 S 6X2 V8, Edição Especial ‘The Legend’ foi a aquisição realizada pelo cliente Pedra Brilhante.
Da linha off-road, o R 560 6X4 XT (madeireiro) foi vendido para a W Ávila Transportes; e os modelos G 560 8X4 XT (mineração) e o P 360 6X4 XT foram comercializados para o cliente Terrabel TSL.
Outro sucesso de vendas no estande foi a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, que teve sua estreia na feira e vendeu quase 300 unidades.
“Nesta edição do evento, também estamos celebrando duas marcas importantes: 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde o início das entregas, em 2019; e 20 mil unidades da gama Super registradas, em apenas dois anos de mercado. O nosso resultado no ano, de janeiro a outubro, com quase 15.500 emplacamentos e os crescimentos em participação, acima de 16t e nos pesados, comprova o ano histórico de 2024 para a marca”, salienta Nucci.