Scania Combustível

Modelo R 560 Super tem o maior torque da categoria

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Scania comemora a venda de 4.500 unidades da nova linha

A Scania comemora a venda de 4.500 modelos Super, desde o início de o lançamento, em novembro de 2022, na Fenatran. São quatro potências (420, 460, 500, 560cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O modelo R 560 Super de 2.800Nm é o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

O novo propulsor traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. ​A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do novo freio de liberação de compressão CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.

Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8.

“Ainda estamos com um otimismo contido para 2023. Como dizemos, o mercado geral de caminhões passa por um período de ajustes. A Scania permanece ainda mais ao lado dos clientes e da rede de concessionárias”, conta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. “O cliente pode contar com o apoio do completo leque de soluções financeiras via Scania Banco, Consórcio, Seguradora e, desde novembro, com nosso novo negócio, a Scania Locação, que já tem 60 veículos alugados. Temos um custo total de operação imbatível com base nos pilares da eficiência energética, combustíveis renováveis, conectividade e digitalização, e transportes inteligentes e seguros.”

Semipesado: melhor desempenho dos últimos anos

Desde o início das vendas da Nova Geração, em 2018, a Scania não tinha um primeiro semestre tão promissor nos semipesados. Já foram vendidas 600 unidades, e a participação de mercado está em 25.2%, levando em conta apenas modelos Euro 6 acima de 250cv. “Pretendemos vender 1.000 unidades neste ano e voltar aos patamares históricos no semipesado. A Scania está oferecendo uma solução muito competitiva”, diz Nucci. Na linha P8/Euro 6 os destaques são o P 280 6×2 o P 320 8×2, que oferecem até 2% de economia de combustível sobre a linha Euro 5.

O já consagrado P 360 8×2, que embora seja classificado como pesado, também fortalece o portfólio de veículos sobre chassis. “Queremos reforçar nossa atuação nos segmentos de médias distâncias nas aplicações de carga geral, sider, baú e combustível. Nossa gama oferece maior velocidade média, durabilidade, robustez, conforto, ergonomia e segurança, além de melhor eficiência energética (superior economia de diesel), do mercado”, explica o diretor.

P 370: a novidade que vem fazendo bonito

Na faixa de entrada dos pesados, o estreante P 370 4×2, de 370 cavalos de potência e motor 13 litros, que chegou com a linha Euro 6, já vendeu mais de 400 unidades. Ele tem, atualmente, 29,6% de participação de mercado nas faixas de potência entre 360cv e 420cv. O índice se refere apenas a modelos Euro 6. É o melhor primeiro semestre nesta faixa da Scania, nos últimos cinco anos.

O P 370 4×2 reúne características completas para clientes que precisam levar cargas leves de até 41,5 toneladas, em médias e longas distâncias, com carretas de dois ou três eixos na transferência de cargas em geral, contêiner, cegonha e combustível. Suas vantagens são o propulsor de alto torque em baixas rotações, baixo consumo, maior velocidade média e conforto, ergonomia e segurança.

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