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Serviços Conectados da Scania prometem ir além da telemetria

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Análise periódica cruza dados e orienta gestão de frotas e motoristas

A Ebmac Transportes e Logística conseguiu baixar em 10% o consumo de combustível desde que começou a testar o novo sistema de gestão de frotas Serviços Conectados da Scania com acompanhamento da concessionária P. B. Lopes de Londrina (PR).

A novidade estará disponível em toda rede a partir de janeiro de 2017. É mais um passo da Scania na estratégia de ser a marca de referência em serviços e pós vendas no segmento de veículos comerciais. A proposta é superar os recursos da telemetria disponibilizando todos os dados do veículo, analisando estas informações com inteligência focada na obtenção dos melhores resultados e numa consultoria especializada prestada pela rede de concessionárias, conforme as demandas de negócios dos clientes.

Estes dados vão do estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível aos intervalos de manutenção. “Os dados sozinhos, não trazem resultados. Nosso foco é oferecer ao transportador uma análise inteligente das informações para que ele possa reduzir acidentes, consumo e paradas desnecessárias,” explicou Roberto Barral que está completando cinco meses no cargo de diretor geral da Scania Brasil depois de ter passado pelo Consórcio Scania e ter trabalhado cinco anos na Europa.

Roberto Barral completa cinco meses no cargo de Diretor Geral da Scania Brasil

Roberto Barral completa cinco meses no cargo de Diretor Geral da Scania Brasil

A Scania conta com a experiência de mais de 200 mil veículos conectados em todo o mundo. Os caminhões da marca fabricados no Brasil a partir de maio deste ano já dispõem do módulo chamado Scania Communicator, equipamento necessário para obtenção dos dados de telemetria. Os veículos fabricados a partir de 2012 estão preparados para receber o equipamento. Quem possui caminhões fabricados antes disso, deve consultar antes a concessionária mais próxima.

“A grande novidade não é a telemetria e obtenção de dados mas oferecer ao cliente uma consultoria especializada em sugerir e orientar melhorias na gestão dos negócios a partir destas informações. A partir de janeiro, toda nossa rede estará preparada para oferecer este novo serviço aos nossos clientes”, complementou Fábio Souza, diretor de serviços da Scania.

revista-carga-pesada-scania_servicosconectados_3São quatro opções de ferramentas: Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas, além do serviço do Gestor de Frota. A mais básica não tem custo para o cliente. A mais completa tem um custo de R$ 200,00 mensais por veículo.

Veja o que cada uma oferece:

Com o Planejamento de Serviços, o transportador expande o controle de sua frota. A conectividade possibilita saber exatamente a quilometragem rodada de maneira online e independente de onde o veículo esteja, havendo, assim, uma maior objetividade na programação da operação diária. Para ter uma visão geral de todos os benefícios deste planejamento para o cliente, a Casa Scania vai acessar o Portal de Gestão de Frotas Scania, que mostrará todos os modelos da frota e um calendário para controlar os reparos, por meio do cadastro do plano de manutenção. Assim, o concessionário terá em mãos recursos gerados por esta ferramenta para atuar no agendamento ativo das revisões. Desse modo, o cliente encontrará agilidade no atendimento e ainda mais sortimento de peças. As vantagens são mais disponibilidade e produtividade do veículo e melhor assertividade para a solução de manutenção.

O Diagnóstico Remoto trabalha de três formas. Analisa os dados de condução em tempo real e, se necessário, promove ações de melhoria do condutor. Ainda aprimora a agilidade do trabalho do Scania Assistance (atendimento 24 horas). Caso haja uma parada emergencial do veículo, ao ligar para a central de apoio da Scania, o cliente informa o problema e o atendente acessa o módulo Communicator, que gera um relatório com os códigos das falhas. Com isso, o técnico socorrista irá até o local com a ocorrência completa, ou seja, saberá exatamente qual conserto fazer e qual peça levar. E, por fim, com ele a rede Scania detecta eventuais problemas da frota para atuar proativamente no planejamento de serviços e na correção de avarias, o que aumenta a disponibilidade do veículo.

Já o Relatório de Tendências é periódico (semanal ou mensal). Ele apresenta de forma fácil e intuitiva dados de desempenho da frota, categorizados por parâmetros, como, por exemplo, consumo de combustível, marcha lenta, freadas bruscas e excesso de velocidade. Indicadores reportam se a performance está melhor ou pior em relação ao período anterior examinado.

O Portal de Gestão de Frotas cria uma nova relação entre cliente e rede de concessionárias Scania na busca da eficiência. Sua navegação é simples e oferece acesso online a dados e tendências, que possibilitam o planejamento e o gerenciamento da operação. Por meio dos dados recolhidos, a rede Scania realiza uma consultoria com informações aprofundadas e valiosas de detalhamentos qualitativos em diversos parâmetros, e identifica pontos que podem ser melhorados. Como benefícios ao transportador estão o aumento da disponibilidade do veículo, melhorias da performance dos motoristas, redução dos custos por quilômetro rodado e detecção de desvios na forma da operação como, por exemplo, infração da velocidade permitida ou dirigir não economizando combustível.

O Gestor de Frotas é um serviço em que um especialista da rede Scania atuará nos clientes utilizando ao máximo as benfeitorias das ferramentas para aumentar a disponibilidade da frota e a confiabilidade do produto, e colocar em prática ações para reduzir os custos operacionais.

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