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Tracbel reduz em mais de 70% tempo de atendimento ao cliente

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Fonte: Assessoria de Imprensa

A Tracbel está consolidando sua posição de autoridade em satisfação do cliente de máquinas e veículos comerciais. A empresa alcançou uma redução de mais de 76% no tempo de atendimento ao cliente no campo e nas oficinas espalhadas por todas as regiões do Brasil. A melhoria é um dos desdobramentos da jornada para o aumento da eficiência e da produtividade na área de serviços iniciada pela empresa há cerca de cinco anos.

“Lugar de máquina é trabalhando no campo, e de caminhão é na estrada, rodando para garantir mais rentabilidade aos negócios dos clientes”, declara Luiz Gustavo Rocha, presidente da holding que reúne as empresas do Grupo Tracbel. “Conseguimos aumentar ainda mais a agilidade e a efetividade dos nossos serviços. Somos reconhecidos pela alta qualidade no atendimento. Queremos melhorar ainda mais”, complementa Gidalto Santos, CEO do Grupo.

Marcelo Maehara, diretor de pós-venda do Grupo Tracbel

A nota da satisfação de clientes da Tracbel sempre foi alta. Desde o início da jornada no Lean Service, a pontuação aumentou de 8,9 em 2019 para 9,4 em 2023, chegando a 9,7 pontos no final daquele ano na pesquisa CSS (Customer Satisfaction Survey), o rigoroso levantamento feito pela matriz da Volvo Construction Equipment na Suécia. O resultado colocou a Tracbel à frente de todas as centenas de distribuidores Volvo no mundo. Foi a primeira vez que um grupo empresarial do hemisfério Sul que representa a marca atingiu essa prestigiada posição. 

Recentemente, a unidade de Sumaré (SP) foi escolhida pela Volvo CE como anfitriã do SEP Expedition, um evento que reúne distribuidores Volvo da América Latina. Na reunião, a Tracbel mostrou como se transformou em uma referência no setor, com resultados marcantes e o impacto positivo do trabalho no aumento da eficiência operacional e da satisfação de clientes.

Na ocasião, as lideranças do Grupo mostraram aos demais distribuidores que as equipes da Tracbel registraram forte incremento na produtividade, que saltou de 78% em 2019 para 93% em 2023. Houve ainda uma diminuição de 59% no tempo dos processos Internos, além da eliminação de desperdícios e a simplificação de métodos. “Criamos uma cultura positiva de encarar desafios, encorajando todos a participar colaborativamente para solucionar problemas e aumentar a eficiência”, diz Marcelo Maehara, diretor de pós-venda do Grupo Tracbel.

Melhoria contínua

A Tracbel está continuamente promovendo ações para melhorar o gerenciamento de pessoas e processos. Elas são a base da transformação Lean vivida pelo Grupo Tracbel nos últimos anos. O trabalho é para estabelecer estratégias eficazes para otimizar processos, melhorar a eficiência e valorizar as pessoas, alguns dos pilares fundamentais da empresa.

Presente em 40 unidades no Brasil, nos últimos quatro anos a empresa investiu fortemente nessa área. Os resultados não param de melhorar. “Somos uma empresa voltada para o cliente. Investimos na transformação digital e na capacitação técnica, sempre de olho no aumento da cobertura e na diminuição dos prazos de atendimento”, explica Igor Rocha, gerente administrativo do Grupo Tracbel. A produtividade nas oficinas aumentou mais de 30% no período. As ações repercutiram fortemente na qualidade e no prazo de execução dos trabalhos. Os esforços expandiram-se a partir de 2018. “Foi quando criamos uma gerência de logística e incrementamos o trabalho nesta área”, lembra Maehara.

O Grupo também reforçou o programa de técnicos residentes, aqueles mecânicos e mecatrônicos adicionais que moram em localidades diferentes daquelas onde estão situadas as oficinas. A empresa ainda fortaleceu o modelo de oficinas volantes – o “combo” formado por técnicos externos, ferramental, carros, notebooks, tablets, celulares e toda a infraestrutura tecnológica e de conectividade para manutenção e reparo das máquinas que complementam e ampliam o atendimento fixo feito nas unidades físicas.

Além das casas convencionais, a Tracbel tem dezenas de oficinas móveis. “É uma estrutura robusta, que garante excelente cobertura geográfica”, observa Maehara. “Temos capilaridade com disponibilidade, agilidade e eficiência”, explica o diretor. A malha logística por todo o território nacional assegura a chegada de peças até as oficinas móveis e o diagnóstico da situação. Até o orçamento e a abertura de ordens de serviço têm assinatura digital pelo cliente, feitos no campo e enviados eletronicamente à central.

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